Nossa Dawah

Nós somos um grupo de muslims (muçulmanos) de Fortaleza-CE que se esforça para seguir o Qur-aan e a Sunnah de acordo com o entendimento dos Salaf as-Sálih (os Virtuosos Predecessores). Eles (os Virtuosos Predecessores) são os companheiros do profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wasalam), os tábi’ín e os Atba at-Tábi’ín. Como o profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wasalam) disse num hadíth autêntico: “O melhor dentre a humanidade é a minha geração (os companheiros), em seguida aqueles que vierem depois deles (at-tábi’ín), e então aqueles que vierem depois deles (Atba at-Tábi’ín).” [Compilado por al-Bukhári e Muslim]

Nosso objetivo é chamar as pessoas para a dawah salafiyyah, que é o Qur-aan e a Sunnah puros e livres de todas as adições, deleções e alterações; da mesma maneira que aquelas três primeiras gerações de muslims entenderam e a implementaram. E conectar as pessoas aos grandes sábios e seus estudantes, baseando-se numa declaração do profeta Muhammad (sallallahu ‘alaihi wasalam), “Em verdade, os sábios são os herdeiros dos profetas. Eles não deixam dinár ou dirham; mas eles deixam conhecimento. Quem quer que o adquira, verdadeiramente adquiriu uma porção abundante (da herança).” [Compilado pelo imám Ahmad e autenticado pelo shaykh Al-Albáni em Jámi’ as-Sahíh]


Nosso chamado

[1] Nós acreditamos em Allah e em Seus Nomes e Atributos, como eles foram mencionados no Livro de Allah e na Sunnah do mensageiro de Allah (sallallahu ‘alaihi wasalam), sem tahríf (distorção do sentido), ta’wíl (interpretação figurativa), tamthíl (exemplificar-los com os atributos das criaturas), tashbíh (assemelhár-los aos atributos das criaturas) e nem ta’tíl (negação do sentido).

[2] Nós amamos os companheiros do mensageiro de Allah (sallallahu 'alaihi wasalam), e odiamos aqueles que falam contra eles. Nós acreditamos que falar mal deles é falar mal da Religião, porque foram eles que a transmitiram para nós. E nós amamos a família do profeta (sallallahu 'alaihi wasalam) com o amor que é permitido pela Shari’ah.

[3] Nós amamos o Povo do Hadíth (os sábios de Hadíth) e todos os salaf da Ummah que são o Povo da Sunnah.

[4] Nós desprezamos ‘ilm-ul-kalám (conhecimento da retórica teológica), e nós o consideramos como sendo uma das maiores razões para a divisão da Ummah.

[5] Nós não aceitamos nada dos livros de Fiqh (jurisprudência), nem dos livros de Tafsír (explicação do Qur-aan), nem das histórias antigas, nem da Sírah (biografia) do profeta (sallallahu 'alaihi wasalam), exceto aquilo que foi confirmado por Allah ou Seu mensageiro (sallallahu 'alaihi wasalam). Isso quer dizer que nós não aceitamos uma regra ou algo da crença, exceto com uma prova autêntica.

[6] Nós não escrevemos em nossos livros, nem falamos em nossas aulas, e nem damos sermão com nada exceto o Qur-aan, ou os ahádíth autênticos. E nós detestamos o que emana de muitos livros e admoestadores em termo de falsas histórias e ahádíth fracos e fabricados.

[7] Nós acreditamos que o Qur-aan é a Palavra (verdadeiramente dita) de Allah, e não é criado.

[8] Nós consideramos que nossa obrigação é ‘cooperar com o grupo que segue a metodologia do Livro e da Sunnah, e aquilo sobre o qual os salaf da Ummah estavam; no chamado para Allah, sendo sinceros em adoração a Ele, e advertindo contra o shirk, inovações, e desobediência e aconselhando todos os grupos que se opõem a isso.’ ‘E para cooperar na retidão, piedade (taqwá) e conselho mútuo é necessário advertir contra o mal e não cooperar com os pecadores.’

[9] Nós não consideramos correto revoltar-se contra os governantes muçulmanos desde que eles sejam muçulmanos, e nem achamos que revoluções trazem reconciliação. Pelo contrário, elas corrompem a comunidade.

[10] Nós consideramos que a multiplicidade dos partidos atuais é uma razão para a divisão dos muslims e sua fraqueza. Portanto, nós pretendemos ‘libertar as mentes dos grilhões da obediência cega (aos homens) e das trevas do sectarismo e espírito partidário.’

[11] Nós restringimos nosso entendimento do Livro de Allah e da Sunnah do mensageiro de Allah (sallallahu 'alaihi wasalam) ao entendimento dos salaf da Ummah dentre os sábios de Hadíth, e não aos seguidores cegos de alguns deles. Nós aceitamos a verdade de onde quer que ela venha. E nós sabemos que existem aqueles que reivindicam Salafiyah, e, no entanto Salafiyah é livre deles, já que eles trazem à sociedade o que Allah proibiu. Nós acreditamos em ‘cultivar a nova geração nesse Islam, purificado de tudo o que mencionamos, dando a eles uma educação islâmica correta desde o princípio – sem nenhuma influência da educação incrédula ocidental.’

[12] Nós acreditamos que não haverá nenhuma honra ou vitória para os muslims até que eles retornem para o Livro de Allah e a Sunnah do mensageiro de Allah (sallallahu 'alaihi wasalam).

[13] Nós nos opomos àqueles que dividem a Religião em trivialidades e assuntos importantes. E nós sabemos que isso é uma dawah destrutiva.

[14] Nós nos opomos àqueles que rebaixam o conhecimento da Sunnah, e dizem que agora não é a hora para ele. Do mesmo, nos opomos àqueles que rebaixam agir de acordo com a Sunnah do mensageiro de Allah (sallallahu 'alaihi wasalam).

[15] Nossa dawah e nossa ‘aqídah são mais queridas para nós que nós mesmos, nossa riqueza e nossos filhos. Portanto não estamos preparados a abandoná-la por ouro ou prata. Nós dizemos isso para que ninguém tenha esperança de comprar nossa dawah.

[16] Nós amamos os sábios da Sunnah de nossa era e esperamos nos beneficiar deles e sentimos a morte de muitos deles.

[17] Nós não aceitamos Fatáwa (Veredictos Islâmicos) exceto daquilo que é baseado nas evidências legisladas com seu uso correto.


Esses são vislumbres da nossa ‘aqídah e nossa dawah. Assim se alguém tem alguma objeção a isso, então estamos preparados para aceitar conselho se for correto e para refutar se for errado. E Allah sabe melhor.


Ess texto é um resumo do que é encontrado em "Tarjumah Abí ‘Abd-ur-Rahmán Muqbil bin Haadee al-Waadi’ee" (p. 135-142) do shaykh Muqbil bin Haadee.